quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CAPOEIRA





Se tratando da Educação Física, a capoeira não deve ser vista como um simples ato de jogar ou de dançar. Deve-se se fazer uma análise muito mais abrangente como Cultura, História e Africanidade.
As crianças passam a experimentar ações de flexibilidade, coordenação, percepção espacial, possibilitando para a mesma um encontro com o seu corpo, bem como com as suas limitações.
    O ritual da capoeira é importante para a valorização, bem como o conhecimento da cultura afro-brasileira, permitindo o resgate sócio histórico dessa cultura. É mais uma possibilidade de promover a melhora da autoestima, pois possibilita o exercício de lidar com o outro, contribuindo para a formação de indivíduos mais criativos e autônomos, fazendo com que a criança ao vivenciar a capoeira, desperte para diversas áreas de interesses, como os cantos, instrumentos musicais e pela variação de movimentos corporais que a sua prática proporciona.
No dia 14/09 os grupos GIV e GV, GVI com os professores Luana, Carol, Néia e Zé Manoel, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar estes momentos ricos com o Calunga.
O que você acha da Capoeira?






Nenhum comentário:

Postar um comentário